Nesta sexta-feira (3), um segundo balão chinês foi visto sobrevoando a America Latina, que foi confirmado pelo Pentágono. A descoberta do balão fez com que o secretário de estado americano, Antony Blinken, adiasse uma visita que faria a Pequim.
O porta-voz do Departamento de Defesa, Pat Rayder, não especificou a localização exata do balão, mas confirmou a presença do objeto enviado pela China. “Observamos relatos de um balão transitando pela América Latina. Avaliamos agora que é um outro balão de vigilância chinês”, informou.
A identificação do suposto balão chinês foi considerada pelos Estados Unidos como “ato irresponsável” de Pequim. As autoridades chinesas, em contrapartida, afirmam que se tratou de um incidente involuntário.
O secretário de Estado americano disse: "Trata-se de um ato irresponsável e de uma violação clara da soberania americana e do direito internacional, que mina o propósito da viagem. Tomamos conhecimento de que a China lamenta o ocorrido, mas a presença desse balão em nosso espaço aéreo é uma violação clara da nossa soberania, assim como do Direito Internacional, e é inaceitável".
A visita de Blinken a Pequim, que aconteceria de domingo para segunda foi adiada e será reprogramada quando “as condições forem adequadas”, informou o governo americano.
Ver todos os comentários | 0 |