Parlamentares do Partido dos Trabalhadores (PT) participaram da Conferência Parlamentar Internacional Rússia-América Latina, finalizada nessa segunda-feira (02). A reunião aconteceu em Moscou, na Rússia, e teve como objetivo estabelecer uma aliança entre o governo russo e os países latino-americanos.
Em meados de 2022, o governo russo invadiu a Ucrânia na tentativa de anexar o território do país. O conflito recebeu o apoio da China, Irã e Coreia do Norte, no entanto, o Kremlin também busca o apoio de países da América Latina. A estratégia segue o mesmo caminho da China, que diante de uma “Guerra Fria 2.0”, resolveu estreitar os laços com a América Latina e a África.
Durante o encontro, o presidente Vladimir Putin realizou um discurso ideológico ao mencionar Che Guevara e Fidel Castro. Para o chefe do Executivo russo, os países da América Latina têm um “papel fundamental na política mundial”. “Os latino-americanos sempre lutaram pela independência e a história do seu continente está repleta dos exemplos mais notáveis [...] Isto também aconteceu na segunda metade do século passado, quando o continente deu ao mundo lutadores altruístas pela justiça e pela igualdade social como Salvador Allende, Ernesto Che Guevara e Fidel Castro”, pontuou Putin.
Segundo informado pelo porta-voz da Duma, Vyacheslav Volodin, cerca de 200 parlamentares da América do Sul marcaram presença no encontro, especialmente de países como Brasil e Venezuela. No âmbito dos representantes brasileiros, além do PT, os partidos PCdoB, MDB, PSD e PSB.
Ver todos os comentários | 0 |