A Nasa, agência espacial norte-americana, anunciou na última terça-feira (10) a descoberta de um novo planeta que pode ser habitável. A novidade foi descoberta por meio do satélite Transiting Exoplanet Survey Satellite, em Seattle.
Os cientistas identificaram um planeta do tamanho da Terra, batizado de TOI 700. O corpo celeste tem 95% do tamanho da Terra e provavelmente é rochoso. Está localizado em uma “zona habitável”, região em torno de uma estrela que permite a acumulação de água na superfície de um planeta, e assim, viabiliza a existência de vida no local.
Discovery Alert! ????
— NASA Exoplanets (@NASAExoplanets) January 13, 2023
A second Earth-sized exoplanet is found hiding in a star’s habitable zone! A year there, one orbit, takes 28 days. It joins three other worlds in the system 100 light-years from Earth. https://t.co/qCYoMQnKs3 pic.twitter.com/JKi7dBB8Wt
“Este é um dos poucos sistemas com vários planetas pequenos e de zona habitável que conhecemos”, informou Emily Gilbert, membro do laboratório Jet Propulsion, da Nasa.
Na mesma área onde se encontra o sistema, também foram descobertos outros planetas TOI 700 b, c e d. Dentre os 4 planetas, apenas dois podem ser habitados.
Localizado no sistema planetário TOI 700, o corpo celeste está a 100 anos-luz da Terra (cerca de 10 trilhões de quilômetros), na Constelação Dorado, e completa uma órbita a cada 28 dias. Além disso, é provavelmente rochoso e possui 95% do tamanho da Terra.
Ver todos os comentários | 0 |