Nessa terça-feira (10), a vice-presidente da Colômbia, Francia Márquez denunciou uma suposta tentativa de atentado contra sua vida. A equipe de segurança da parlamentar encontrou e desativou um dispositivo com 7kg de material explosivo nas imediações da família Márquez.
“Membros da minha equipe de segurança encontraram um artefato com mais de sete quilos de material explosivo na estrada que leva à residência da minha família”, escreveu no Twitter.
Integrantes de mi equipo de seguridad hallaron un artefacto con más de 7 kilos de material explosivo en la vía que conduce a mi residencia familiar en la vereda de Yolombó, en Suarez, Cauca. El mismo fue destruido de manera controlada por personal anti explosivos de la SIJIN. pic.twitter.com/gUpYQVOfFD
— Francia Márquez Mina (@FranciaMarquezM) January 10, 2023
A vice-presidente acrescentou que especialistas da Polícia Colombiana conseguiram destruir o suposto dispositivo de maneira controlada.
Os seguranças encontraram o explosivo após terem sido alertados sobre a presença de "pessoas suspeitas" e "elementos estranhos" na via que leva à trilha de Yolombó, no município de Suárez, onde a vice-presidente tinha prevista uma visita. "Pelas características e localização do artefato, o pessoal de Inteligência e Segurança concluiu que se trata de um atentado evidente contra a senhora vice-presidente", diz trecho do informe oficial.
Em um tuíte, o presidente expressou solidariedade à líder de 41 anos "pelo ataque fracassado". "O ministro da Defesa está à frente da situação e trabalha de mãos dadas com autoridades para identificar e prender os responsáveis", informou o presidente Gustavo Petro.
Solidaridad con nuestra vicepresidenta @FranciaMarquezM por el atentado fallido en su contra. El Ministro de Defensa está al frente de la situación y trabajando de la mano de las autoridades para identificar y capturar a los responsables.
— Gustavo Petro (@petrogustavo) January 11, 2023
Outros ataques
Este não é o primeiro atentado sofrido pelo vice-líder de Estado. Antes de assumir o cargo em 2019, Márquez já tinha sido alvo de um ataque armado, quando lutava contra a mineração ilegal em Santander de Quilichao, norte de Cauca.
No fim de maio do ano passado, às vésperas do primeiro turno das eleições presidenciais, a então candidata foi marcada por uma mira a laser durante um ato público de campanha e sua equipe de segurança pulou no palanque para protegê-la com escudos blindados.
A área de Cauca, na Colômbia, é conhecida pela presença de grupos armados. O presidente Gustavo Petro tomou medidas durante seu mandato para combater a violência, que vitimou civis e soldados no conflito armado.
Lula presta solidariedade
Na tarde desta quarta-feira (11), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) utilizou as redes sociais para prestar solidariedade à vice-presidente da Colômbia.
Minha solidariedade com a vice-presidenta da Colômbia, @FranciaMarquezM, que sofreu uma inaceitável tentativa de atentado, felizmente sem sucesso. Precisamos de paz para o desenvolvimento da nossa querida América do Sul.
— Lula (@LulaOficial) January 11, 2023
“Minha solidariedade com a vice-presidenta da Colômbia, que sofreu uma inaceitável tentativa de atentado, felizmente sem sucesso. Precisamos de paz para o desenvolvimento da nossa querida América do Sul”, afirmou o presidente Lula.
Ver todos os comentários | 0 |