Durante uma coletiva de imprensa, neste domingo (25), o conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Jake Sullivan, declarou que o governo dos Estados Unidos responderá a qualquer ataque nuclear da Rússia e que tais atitudes teriam “consequências catastróficas”.
A ameaça nuclear foi emitida pelo próprio presidente da Rússia, Vladimir Putin, em um vídeo nas redes sociais na última quarta-feira (21). Além de ameaçar a Ucrânia e nações aliadas, Putin também convocou a população para uma mobilização militar.
“Se a Rússia cruzar essa linha, haverá consequências catastróficas para a Rússia. Os Estados Unidos responderão decisivamente”, disse Sullivan ao programa “Meet the Press” da emissora NBC.
Sullivan afirmou que o governo norte-americano tem estado em contato frequente e direto com a Rússia, inclusive durante os últimos dias para discutir a situação na Ucrânia e as ações e ameaças de Putin. O conselheiro não descreveu a natureza da resposta planejada dos EUA em seus comentários no domingo, mas disse que os Estados Unidos em particular para Moscou “esclareceu com mais detalhes exatamente o que isso significaria”.
Ver todos os comentários | 0 |