Fechar
GP1

Mundo

Estudantes afegãs protestam em Cabul contra o Talibã

Manifestação acontece após decisão de proibir o acesso de mulheres em universidades do país.

Estudantes afegãs organizaram protesto em Cabul nesta quinta-feira (22). Manifestação pretende desafiar o Talibã, após grupo proibir a entrada de mulheres nas universidades do país.

Aos gritos de “queremos igualdade de oportunidades educativas” e “ou todos ou ninguém”, cerca de 20 mulheres integraram o grupo de manifestantes, formado por ativistas sociais, jovens e estudantes.


Basira Hussaini, organizadora da marcha, afirmou que o protesto terminou após interferência policial, que prendeu algumas das participantes.

Países islâmicos também se manifestaram sobre a nova medida imposta pelo Talibã. O ministro dos Negócios Estrangeiros da Turquia, Mevlut Cavusoglu afirmou que a proibição não é “nem islâmica nem humana”.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram estudantes universitários homens abandonando uma prova em protesto contra a proibição.

Desagradou

Decisão do talibã de privar educação às mulheres do país recebeu reprovação da Organização das Nações Unidas (ONU), Reino Unido e Estados Unidos, o que dificulta as tentativas do Talibã de obter reconhecimento internacional.

Comunicado sobre a proibição da entrada de alunas em universidades públicas e privadas do Afeganistão foi publicado nessa terça-feira (20), no dia seguinte, as estudantes foram impedidas de entrar nas universidades.

A decisão foi enviada às instituições de ensino enquanto muitos estudantes realizavam exames de final de período.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.