O lançamento do foguete rumo à Lua foi realizado em Cape Canaveral, no estado da Flórida, na madrugada desta quarta-feira (16). A viagem não tripulada marca o início da missão da agência espacial “Artemis I” , 50 anos após o final da missão “Apollo”.
O Space Launch System (SLS) decolou da plataforma LC-39B do Kennedy Space Center em Cape Canaveral, para enviar a cápsula Orion em uma jornada teste de três semanas.
Nos momentos finais da contagem regressiva, uma “equipe vermelha” de três homens foi escalada para a plataforma de lançamento devido à necessidade de substituição do switch de internet, responsável pelo sistema de auto destruição do foguete, que deve ser acionado caso haja qualquer problema que obrigue o abortamento da missão.
Em seu perfil oficial no twitter, a agência espacial dos Estados Unidos (NASA), afirmou que a missão Artemis marca um novo capítulo na exploração lunar humana.
We are going.
— NASA (@NASA) November 16, 2022
For the first time, the @NASA_SLS rocket and @NASA_Orion fly together. #Artemis I begins a new chapter in human lunar exploration. pic.twitter.com/vmC64Qgft9
Patrocinadores da missão como a SpaceX de Elon Musk e agências espaciais da Europa, Canadá e Japão planejam instalar uma base lunar de longa duração. Se tudo der certo, a agência planeja que no próximo ano a Nasa leve humanos para dar uma volta ao redor da Lua, e a aterrissarem na missão Artemis III planejada para 2025 e 2026, e que até nos próximos 10 anos seja possível explorar Marte.
Com informações da repórter Carolina Matta
Ver todos os comentários | 0 |