Fechar
GP1

Mundo

Pedro Castillo propõe taxar indústria da mineração para bancar programas

O projeto enviado ao Congresso pretende a revisão de royalties, imposto de renda e um tributo especial.

O governo do Peru pediu autorização ao Congresso para reformar o sistema tributário do país nesta quarta-feira, 27. Entre as medidas propostas pelo presidente Pedro Castillo, está o aumento dos impostos da poderosa indústria de mineração. O objetivo do governo é ter dinheiro para custear projetos sociais.

O projeto enviado ao Congresso prevê a revisão de royalties, imposto de renda e um tributo especial que incide sobre o aumento dos preços dos principais metais extraídos no Peru, como o cobre e a prata.


Ainda não há previsão de quanto será o aumento proposto pelo governo, mas o ministro da Economia Pedro Francke disse estar se aconselhando com o Fundo Monetário Internacional (FMI) sobre como aumentar a receita do Estado sem prejudicar a competitividade do setor.

O governo de Castillo passa por um momento turbulento depois da renúncia do gabinete de ministros e do rompimento do líder do partido Perú Libre, Vladimir Cerrón, com o presidente. Analistas indicam que Castillo, que banca o moderado Francke na economia, tenta moderar o início do mandato para manter a governabilidade.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.