O ex-presidente Barack Obama afirmou neste domingo (25), que a Coreia do Norte é uma ameaça real. A declaração ocorreu durante uma visita a cidade de Tóquio, no Japão.
Ele afirmou que mesmo com a recente reabertura do diálogo entre Washington, Seul e Pyongyang, a Coreia do Norte é uma ameaça nessa crise nuclear. “A Coreia do Norte é uma ameaça real”, disse Barack Obama, que destacou que programa de armamentos do regime de Kim Jong-un “é uma ameaça significativa, não apenas para a região, mas para todo o mundo”.
- Foto: Charles Rex Arbogast/APBarack Obama
Na sua gestão, Obama teve um posicionamento diferente de Donald Trump. Obama aplicou sanções no seu governo a Coreia do Norte, com o objetivo de fazer o país abandonar o programa nuclear, só que isso não aconteceu. Já Trump está aplicando sanções mais severas e fez declarações polêmicas que acirraram as relações entre os países e acabou incentivando o líder coreano a fazer demonstrações do seu armamento nuclear.
“Até agora, está claro que não vimos os progressos que gostaríamos. Mas, acima de tudo, devemos ter em mente que nenhum país isoladamente poderá resolver este problema de maneira tão efetiva como se trabalharmos todos juntos”, afirmou.
Ver todos os comentários | 0 |