Nesta terça-feira (09), o candidato liberal Moon Jae-In declarou vitória na eleição à presidência da Coreia do Sul. Moon é um veterano da luta pelos Direitos Humano e membro do Partido Democrático (centro-esquerda) e também favorável a uma aproximação com a Coreia do Norte.
Moon, de 64 anos, era considerado o grande favorito para vencer as eleições. Em um pesquisa de boca de urna divulgada na manhã terça apontou que ele tinha 41,4% das intenções de voto, contra 23,3% de Hong Jun-pyo, 21,8% de Ahn Cheol Soo, 7,1% de Yoo Seung-min e 5,9% de Shim Sang-jung.
- Foto: Kim Kyunghoon/ReutersMoon Jae-In,novo presidente da Coreia do Sul
Segundo com o G1, com a vitória de Moon, permite que a Coreia do Sul tenha uma alternância depois de 10 anos de reinados de conservadores, além de significar uma importante mudança de política em relação a Pyongyang e ao aliado e protetor americano.
Em março, a presidente Park Geun-Hye sofreu impeachment depois de acusada de participar de esquema de corrupções e pagamentos de propina com grandes empresas, como a Samsung.
As seções eleitorais abriram nesta terça-feira (9) às 6h locais (18h de segunda-feira em Brasília). A Comissão Eleitoral Nacional (NEC) anunciou que a participação foi a mais alta em 20 anos, com 77,2% de comparecimento às urnas.
Ver todos os comentários | 0 |