Após quase 20 dias de suspensão do X, antigo Twitter, no Brasil, a rede social voltou a funcionar durante a manhã desta quarta-feira (18), surpreendendo os usuários brasileiros. O dono da plataforma, Elon Musk , ironizou a volta do funcionamento da rede social, mesmo após determinação do ministro Alexandre de Moraes , do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a suspensão do X.
Em seu próprio perfil na plataforma, o magnata mencionou o escritor de ficção científica Arthur C. Clarke, porém com uma alteração. Na publicação, ele afirmou que “qualquer tecnologia suficientemente avançada é indistinguível da magia”.
Conforme divulgado pela Associação Brasileira dos Provedores de Internet e Telecomunicações (ABRINT), os usuários brasileiros voltaram a acessar o X por uma alteração nos servidores da plataforma. Agora, a rede social faz uso dessa ferramenta oferecida pela empresa americana Cloudfare, que oferece proteção e redistribuição de tráfego.
Nesse sentido, os sistemas funcionam como um escudo para o bloqueio, o tornando quase inviável. A Cloudfare oferta serviços de segurança e infraestrutura para grandes empresas.