O opositor de Nicolás Maduro , Edmundo González , proclamou-se como o novo presidente da Venezuela em comunicado divulgado nesta segunda-feira (05), pouco mais de uma semana depois do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) anunciar que o ditador chavista foi o ganhador do pleito, realizado no dia 28 de julho.
Conforme a autoridade eleitoral venezuelana, Maduro obteve 51% dos votos, contra 44% do diplomata. A oposição, por outro lado, obteve atas que mostram um resultado contrário, e com bastante diferença entre os dois candidatos. Nos boletins, González contabilizou 67% dos votos, enquanto o sucessor de Chávez obteve apenas 30%.
“Agora, cabe a todos nós respeitar a voz do povo. Fizemos a nossa parte. Realizamos a mais formidável mobilização cívica para que a vitória eleitoral fosse inquestionável. É um triunfo obtido com enorme energia e firmeza”, afirmou o opositor em comunicado.
Para o diplomata, o resultado obtido expressa a vontade do povo venezuelano. “Vencemos em todos os Estados do país e em quase todos os municípios. Todos os cidadãos são testemunhas desta realidade, incluindo os membros do Plano República”, concluiu González.