O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, afirmou que militares brasileiros estão de prontidão para reforçar a segurança da embaixada do Brasil na Venezuela. A declaração foi dada pelo ministro ao site da CNN .
A afirmativa acontece em meio aos protestos que ocorrem no país após o presidente Nicolás Maduro ser declarado reeleito. Movidos pela oposição do ditador, os manifestantes questionam o resultado da votação e alegam fraude.
O embarque da tropa depende ainda de avaliação de necessidade e pedido do Itamaraty. E mesmo que seja favorável ao envio, é preciso ainda solicitar autorização do governo da Venezuela. José Múcio esteve com o chanceler Mauro Vieira, na quinta-feira (01) para tratar sobre o assunto.
Caso sejam enviadas ao país, as Forças Armadas também devem atuar na proteção das embaixadas da Argentina e do Peru, já que eles pediram o apoio do Brasil para a proteção de diplomatas e das instalações. O pedido ocorreu após maduro expulsar o corpo diplomático de sete países da América Latina.
Ainda à CNN , o ministro falou que mesmo com a preocupação com a Fronteira entre Brasil e Venezuela, a situação está controlada e sem necessidade de reforços militares. “Desde o episódio de Essequibo, as fronteiras estão reforçadas”, disse Múcio ao site.