A Organização Não Governamental (ONG) Foro Penal divulgou nessa quarta-feira (28), que a Venezuela tem o maior número de presos políticos desde o começo do século. De acordo com os dados, 1.780 pessoas foram presas no país, sendo que a maioria, cerca de 1.585, foram detidas antes das eleições do país de 2024.
Ainda de acordo com os dados divulgado pela ONG, o número não inclui todas as pessoas que foram detidas e libertados ou permanecem sob prisão de curta duração. Além disso, o Foro Penal apontou que a maioria dos presos são homens, representando 1.550 dos detidos.
A Venezuela segue vivendo dias de tensão desde o pleito político que definiu a permanência do ditador Nicolás Maduro . O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) declarou no dia 28 de julho, que Maduro foi reeleito, no entanto sem entregar as atas eleitorais. Após isso, a oposição venezuelana afirmou que o candidato Edmundo González foi o real vencedor.
Ao menos treze pessoas morreram durante os protestos contra a reeleição de Nicolás Maduro, na Venezuela. A informação foi divulgada pela organização não governamental (ONG) Foro Penal à imprensa venezuelana. Dois menores de idade estão entre as vítimas.
Os protestos contra o ditador Maduro são liderados por María Corina Machado , líder da oposição, que questiona o resultado das eleições presidenciais, divulgado na segunda-feira (29) pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE).