O presidente da Rússia, Vladimir Putin , enviou uma carta convidando o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, para o próximo encontro do BRICS. A reunião será realizada em Kazan, a 800 km de Moscou, nos dias 23 e 24 de outubro de 2024. O tema central do encontro será "BRICS e o Sul Global: Construindo Juntos um Mundo Melhor".

Putin afirmou que a participação de Maduro contribuirá para o desenvolvimento da relação bilateral entre os países. O convite foi divulgado pelo ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Yván Gil, em uma publicação no X (antigo Twitter).

Presidente Vladimir Putin invita, en su calidad del Presidente en ejercicio de BRICS, al Presidente @NicolasMaduro a la reunión BRICS Outreach/BRICS Plus de los lideres de los estados miembros de la unión. pic.twitter.com/JPPvlsH9rT — Yvan Gil (@yvangil) August 2, 2024

Na carta, Putin expressa confiança de que a presença de Maduro enriquecerá a discussão e ajudará a identificar áreas promissoras de cooperação multilateral. A reunião ocorre em um contexto de fortalecimento da diplomacia russo-venezuelana, com ambos os países enfrentando sanções do Ocidente e se posicionando em oposição aos Estados Unidos.

Recentemente, Putin parabenizou Maduro pela reeleição, embora contestada por países como Argentina e Estados Unidos. Na mensagem de congratulação, o líder russo destacou a "parceria estratégica" entre as duas nações e mencionou a construção de uma nova "ordem mundial".