A Organização das Nações Unidas (ONU) que fosse feita uma pausa humanitária na guerra que acontece na Faixa de Gaza, entre Israel e Hamas, para que as crianças sejam vacinadas contra a poliomielite. O pedido foi feito nesta sexta-feira (16).
O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, emitiu um comunicado afirmando que a ONU está preparada para vacinar mais de 640 mil crianças palestinas, de até 10 anos, contra a doença.
Guterres ainda disse que 1,6 milhão de doses da vacina foram liberadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e existe uma expectativa de para que o lançamento da campanha seja feito entre o fim de agosto e o começo de setembro.
“A poliomielite não se importa com linhas divisórias e a poliomielite não espera. Prevenir e conter a propagação da poliomielite exigirá um esforço enorme, coordenado e urgente”, afirmou Guterres.
Tentativas de cessar-fogo
A tentativa de promover a pausa humanitária por causa da poliomielite ocorre em meio a outro esforço diplomático, que tenta encontrar uma solução para a guerra.
Mediadores do Catar, dos Estados Unidos e do Egito se reuniram nesta semana em Doha com outros representantes de Israel para que fosse debatido soluções o fim da guerra na Faixa de Gaza. Porém até o momento nada foi definido.