O aiatolá do Irã, Ali Khamenei ordenou um ataque direto contra Israel em retaliação à morte de Ismail Haniyeh, líder do grupo terrorista Hamas. A informação foi divulgada pelo jornal norte-americano New York Times, que teve a notícia confirmada por três oficiais iranianos.

Segundo o jornal, a decisão foi tomada em reunião de emergência do Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irã, realizada na quarta-feira (31). Ainda na publicação, as fontes anônimas revelaram que o Hamas e o Irã responsabilizaram Israel pela morte do líder terrorista.

Morte de líder do Hamas

As Forças de Defesa de Israel (FDI) confirmaram a morte de Muhammad Deif, líder militar do Hamas. “As FDI anunciam que em 13 de julho de 2024, caças atacaram na área de Khan Yunis e, após uma avaliação de inteligência, pode ser confirmado que Mohammed Deif foi eliminado no ataque”, comunicou.

Muhammad Deif tinha 58 anos e comandou as Brigadas Izz al-Din al-Qassam por mais de vinte anos, se tornando um dos alvos mais procurados há muito tempo. A busca pelo terrorista se intensificou após o ataque do Hamas em 7 de outubro. Ele é considerado o arquiteto da ação que deixou mais de 1.200 civis e militares mortos e fez 251 reféns.