O presidente boliviano, Luis Arce , promulgou uma lei aprovada pelo Congresso e aderiu formalmente ao Mercosul nessa sexta-feira (05).

Na rede social Twitter/X , Luis Arce comemorou a chegada da Bolívia ao bloco, o que para ele foi uma decisão estratégica para o país.

“Depois de quase sete meses, hoje [sexta-feira 5] finalmente recebemos a lei sancionada, e neste mesmo dia a promulgamos imediatamente”, afirmou o presidente. “A incorporação da Bolívia como país membro do Mercosul tem um caráter estratégico porque significa fazer parte de um importante espaço de integração regional, intercâmbio comercial, fortalecimento produtivo e nos torna um eixo articulador na região.”

El Proyecto de Ley de adhesión al #MERCOSUR lo presentamos a la Asamblea Legislativa Plurinacional el 15 de diciembre de 2023. El 14 de junio de 2024 fue aprobado en la Cámara de Diputados y el 3 de julio de 2024 por la Cámara de Senadores. Después de casi 7 meses, finalmente hoy… pic.twitter.com/y8Hf1IQHE0 — Luis Alberto Arce Catacora (Lucho Arce) (@LuchoXBolivia) July 5, 2024

A lei foi aprovada em 14 de junho pela Câmara dos Deputados da Bolívia e aprovada pelo Senado nessa quarta-feira, 3. Depois da promulgação, ela entrará em vigor dentro de 30 dias.

“É um momento muito histórico para a Bolívia, para os setores produtivos e para os bolivianos que vivem e fazem parte do Mercosul”, enfatizou a ministra das Relações Exteriores da Bolívia, Celinda Sosa. A declaração dele se deu durante uma entrevista à imprensa nesta sexta-feira.