A Revista Economist divulgou nesta quarta-feira (17) uma projeção eleitoral que ponta que o ex-presidente Donald Trump está com ampla vantagem contra o atual presidente Joe Biden. A sondagem apontou que Trump tem cerca de 3 em 4 chances de ganhar os colégios eleitorais necessários para a vitória nas eleições.

Atualmente, os candidatos precisam de 270 delegados para vencer a disputa, com Trump sendo favorito a conquistar pelo menos 312, contra 226 do atual presidente. Nos considerados estados-chave (Michigan, Wisconsin, Pensilvânia, Nevada, Geórgia e Arizona), os republicanos aparecem com uma vantagem confortável, de acordo com a revista.

Os seis estados, que acumulam juntos 77 dos votos, serão decisivos para as eleições de novembro. Trump conquistou apoio de cinco dos seis em 2016 e Biden venceu em todos eles em 2020. O cenário eleitoral tem mudado bastante desde março. quando o apoio a Trump era de 58% contra 42% de Biden. Na última atualização (17 de julho), após o atentado contra o ex-presidente dos EUA, a aprovação à sua candidatura disparou, atingindo 77% contra 23% do adversário democrata.

O método de elaboração das projeções do Economist leva em conta as chances de cada candidato principal vencer em cada estado e no colégio eleitoral geral.