O ex-presidente dos EUA, Donald Trump , falou pela segunda vez sobre o ataque a tiros enquanto discursava durante o comício na Pensilvânia, em Butler, realizado nesse sábado (13). Segundo ele, foi “somente Deus quem evitou que o pior acontecesse”. Em uma nova publicação na rede social Truth Social, Trump agradeceu às orações e mensagens de apoio, expressando pesar pela morte de um apoiador e desejando recuperação aos feridos.

Ele ainda fez um apelo à "união" dos americanos na manhã deste domingo, após ter sido alvo de um atentado a tiros durante um comício na noite de sábado.

"Obrigado a todos pelos pensamentos e orações ontem, pois foi somente Deus quem evitou que o impensável acontecesse. Nós NÃO TEREMOS MEDO, mas sim permaneceremos resilientes em nossa fé e desafiadores diante da maldade. Nosso amor vai para as outras vítimas e suas famílias. Desejamos a recuperação daqueles que foram feridos e guardamos em nossos corações a memória do cidadão que foi tão terrivelmente morto. Neste momento, é mais importante do que nunca que permaneçamos unidos e mostremos nosso verdadeiro caráter como americanos, permanecendo fortes e determinados, e não permitindo que o mal vença", escreveu o ex-presidente.

pic.twitter.com/z4OxE2E240 — Team Trump (Text TRUMP to 88022) (@TeamTrump) July 14, 2024

Na primeira publicação na Truth Social, ele detalhou ter sido atingido por uma bala que perfurou a parte superior de sua orelha direita.

"Quero agradecer ao Serviço Secreto dos EUA e a todas as forças de segurança pela rápida resposta aos disparos em Butler, Pensilvânia. Mais importante ainda, quero estender minhas condolências à família da pessoa que foi morta e à família de outra pessoa gravemente ferida. É incrível que tal ato possa ocorrer em nosso país. Nada se sabe ainda sobre o atirador, que está morto. Fui atingido por uma bala que perfurou a parte superior da minha orelha direita. Eu sabia que havia algo de errado no momento que ouvi um som de assobio, disparos e imediatamente senti a bala acertando a minha pele. Vi muito sangue, e então percebi o que estava acontecendo. Deus abençoe a América".

Joe Biden e Barack Obama se pronunciam

Em um pronunciamento à imprensa, o presidente Joe Biden , adversário de Trump na corrida pela Casa Branca, condenou a violência política e agradeceu pelo republicano estar bem.

O ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama emitiu uma declaração sobre o ocorrido: "Não há absolutamente nenhum lugar para a violência política em nossa democracia. Embora ainda não saibamos exatamente o que aconteceu, todos devemos nos sentir aliviados pelo fato de o ex-presidente Trump não ter se ferido gravemente e aproveitar este momento para nos comprometer novamente com a civilidade e o respeito na nossa política. Michelle e eu desejamos a ele uma rápida recuperação", disse. A publicação compartilhada no X foi repostada por Michelle Obama.