O Exército israelense resgatou quatro reféns com vida, no campo de refugiados de Nuseirat, no centro da Faixa de Gaza. A informação foi divulgada na manhã deste sábado (08), pelas Forças Armadas de Israel (FDI). Todos estavam em cativeiro desde que foram sequestrados em um festival de música eletrônica em Israel quando começou o ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023.
Os quatro resgatados foram identificados como: Noa Argamani, de 25 anos; Almog Meir Jan, de 21 anos; Andrey Kozlov, de 27 anos; e Shlomi Ziv, de 40 anos. Logo após o resgate eles foram encaminhados para o Centro Médico ‘Sheba’ Tel-HaShomer para passarem por avaliações e exames médicos.
Segundo as FDI, os resgates ocorreram em duas áreas separadas da região de Nuseirat. O porta-voz das Forças Armadas, o contra-almirante Daniel Hagari, disse que a operação foi “ousada” e que eles foram resgatados “sob fogo”.
“Durante a operação, atacamos ameaças às nossas forças na área”, disse Hagari. Ele ainda afirmou que “Estas ameaças vieram da terra, do ar e do mar para que pudéssemos resgatar os reféns”.
Um grupo da unidade antiterrorista de elite Yamam ficou gravemente ferido durante a ação e teve que ser levado para o hospital.