O astronauta norte-americano aposentado, William Anders, de 90 anos, que fazia parte da tripulação da Apollo 8, morreu nessa sexta-feira (07), após o avião em que ele pilotava cair nas águas das Ilhas San Juan, nos Estados Unidos. Anders foi responsável por tirar a foto icônica “Earthrise” mostrando o planeta Terra visto da Lua.

O momento da queda do avião foi registrado por meio de um vídeo que circula pelas redes sociais. As imagens mostram quando a aeronave cai na enseada Puget Sound, em Washington e pega fogo.

Conforme os dados de voo e os registros da Força Aérea, a imprensa local informou que o avião era um modelo antigo da Força Aérea, um T-34 Mentor, que pertencia ao astronauta.

Segundo as autoridades locais, o avião sobrevoava de norte a sul quando caiu na água e logo em seguida afundou.

Foto da Terra

William Anders foi o autor da primeira imagem colorida da Terra, vista diretamente da Lua, em 24 de dezembro de 1968. Ele, Jim Lovell e Frank Borman, os astronautas da Apollo 8, alcançaram a órbita lunar, permitindo que eles fossem os primeiros humanos na história para testemunharem o Earthrise, o “Nascer da Terra”.

Foto: William Alison Anders/NASA
Foto da Terra tirada por William Anders

Segundo o astronauta, essa teria sido sua contribuição mais significativa para o programa espacial. A fotografia é considerada uma das mais importantes da história moderna, mudando a forma como os humanos viam o planeta.