Um homem armado abriu fogo contra a Embaixada dos Estados Unidos no Líbano nesta quarta-feira (05). Os agentes de segurança presentes no local conseguiram reagir rapidamente, ferindo o atirador com um disparo no estômago, conforme relatado pela Reuters.
Autoridades do país informaram que o indivíduo, de nacionalidade síria, foi detido e levado para um hospital para receber tratamento. A situação permanece sob investigação para esclarecer as circunstâncias do incidente. A Embaixada dos EUA, em comunicado, confirmou que houve disparos de armas de pequeno porte na entrada, porém as instalações e os funcionários estão seguros.
Por medida de segurança, o espaço permanecerá fechado ao público pelo restante do dia. Localizada em Awkar, ao norte de Beirute, a embaixada está em uma zona considerada altamente segura, com vários postos de controle, apesar dos conflitos recentes na região.
O Líbano tem sido palco de tensões entre o Hezbollah, apoiado pelo Irã, e Israel desde outubro de 2023, em paralelo aos conflitos em Gaza. Dezenas de milhares de pessoas em ambos os lados da fronteira Israel-Líbano já foram deslocadas devido ao temor de um agravamento do conflito.