As forças da Ucrânia afirmaram nessa segunda-feira (03) que conseguiram atingir um sistema de mísseis S-300 da Rússia, dentro do território russo, com armas fornecidas pelo Ocidente. A ação foi a primeira que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden , autorizou que a Ucrânia realizasse ataques limitados com armas dos EUA no território russo ao redor de Kharkiv.
Vários países europeus também removeram restrições sobre o uso das armas fornecidas à Ucrânia. Não está claro, contudo, se as armas usadas no ataque foram fornecidas pelos EUA.
A ministra do governo ucraniano, Iryna Vereshchuk , postou nas redes sociais uma foto que supostamente mostra o ataque com a legenda: “Queima lindamente. É um S-300 russo. Em território russo. Os primeiros dias depois de a permissão para usar armas ocidentais em território inimigo”.
A Ucrânia vinha apelando há meses para Washington permitir ataques a alvos em solo russo com armas dos EUA. Moscou havia lançado ataques aéreos e terrestres a Kharkiv, acreditando na segurança de recuar para o solo russo para se reagrupar, sem que suas tropas e depósitos fossem alvos de armas ocidentais.