O Departamento de Defesa dos Estados Unidos autorizou que a Ucrânia use armas fornecidas pelo governo norte-americano na guerra contra a Rússia, tanto na fronteira quanto dentro do território russo. A declaração foi feita na quinta-feira (20).
Ainda em maio, o presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden permitiu que o governo ucraniano usasse armamentos do país contra as forças militares no território russo. Durante a ocasião, foi especificado que a decisão do presidente se aplicava apenas aos alvos da Rússia que ficavam nas proximidades da fronteira ucraniana.
O porta-voz do Pentágono, Major-general Patrick Ryder, afirmou que mesmo que não tenha mudado a posição, o uso dos armamentos pela Ucrânia contra tropas russas não se limita às proximidades de Kharkiv, no lado russo.
“A habilidade de responder quando for atacado é realmente o foco desta política. Já que vemos forças russas disparando através da fronteira, a capacidade da Ucrânia de responder a essas forças terrestres usando munições fornecidas pelos EUA”, disse o porta-voz.