O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou nessa sexta-feira (14), que o país somente cessaria fogo e entraria em negociações de paz se a Ucrânia abandonasse suas ambições de entrar na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e retirasse suas tropas de quatro regiões ucranianas reivindicadas por Moscou.

Segundo Putin, a Rússia estava pronta para garantir a retirada segura das unidades ucranianas para que isso pudesse acontecer. “Novas realidades territoriais devem ser reconhecidas. Todas estas condições principais básicas devem ser estabelecidas através de acordos internacionais fundamentais. Naturalmente, isto envolve o cancelamento de todas as sanções ocidentais contra a Rússia”, declarou Putin.

As declarações foram dadas na véspera de uma cúpula na Suíça, onde mais de 90 países e organizações devem discutir um possível caminho para a paz na Ucrânia. A Rússia, contudo, não foi convidada.

Caso as condições sejam aceitas, a Rússia tomará controle total de Donetsk, Kherson, Luhansk e Zaporizhzhia, anexadas ao território russo depois de referendos locais.