A cantora e compositora francesa Françoise Hardy morreu aos 80 anos. A informação foi divulgada nessa terça-feira (11), pelo seu filho, Thomas Dutronc, por meio das redes sociais.

Thomas publicou uma foto com a mãe e escreveu na legenda do Instagram: “Mamãe se foi”. Na fotografia, ele aparece bebê no colo da artista francesa.

Françoise Hardy foi diagnosticada com um linfoma há mais de 20 anos e com um tumor no ouvido em 2018. De acordo com o The Guardian, ela foi submetida a anos de radioterapia e imunoterapia, que lhe provocaram dores intensas. Porém, a causa da morte da cantora não foi divulgada.

Em 2023, Françoise escreveu uma carta ao presidente da França, Emmanuel Macron, pedindo que legalizasse a eutanásia no país europeu. “Quero partir em breve e de maneira rápida”, conforme trecho da carta.

Nascida em Paris, no ano de 1944, Françoise Hardy, dona de músicas de sucesso, como “Tous les garçons et les filles”, “Comment te dire adieu”, “Partir quand même” e “Tant de belles choses”, ela se destacou musicalmente nos anos 1960. Se consagrando como a única representante do país no ranking das 200 melhores cantoras de todos os tempos em 2023, da revista Rolling Stone.