O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, voltou a criticar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e acusou o líder brasileiro de “priorizar a aliança com um agressor”, em referência a Vladimir Putin.

A declaração de Zelensky se deu durante entrevista a jornalistas latino-americanos em Kiev, e foi publicada em reportagem do jornal O Globo nesta sexta-feira (31). “Como se pode priorizar a aliança com um agressor? O Brasil deve estar do nosso lado e dar um ultimato ao agressor [Rússia]”, afirmou o presidente ucraniano.

Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República
Lula durante videochamada com Volodymyr Zelensky, em março do ano passado

Zelensky criticou a possível ausência de Lula na reunião convocada pela Suíça para meados de junho, onde será discutido o conflito entre Rússia e Ucrânia.

“Não entendo. Por que não confirmar [a presença na reunião]? A última sinalização é de que Brasil e China estariam dispostos a participar se a Rússia participar. Mas a Rússia nos atacou. Por acaso o Brasil está mais próximo da Rússia do que da Ucrânia? A Rússia é hoje um país terrorista”, completou o presidente da Ucrânia.