O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi condenado pelo Júri Popular em Nova York, nesta quinta-feira (30), após ser considerado culpado de todas as 34 acusações de fraude contábil para encobrir um pagamento pelo silêncio da ex-atriz pornô Stormy Daniels, com quem teria se envolvido. Ele se torna o primeiro ex-presidente da história dos EUA a ser condenado por um crime.

No julgamento, os 12 jurados acataram a tese da Promotoria de Justiça, de que o magnata teria subornado a modelo para evitar qualquer prejuízo a sua campanha na eleição presidencial de 2016, da qual se saiu vitorioso. Trump se declara inocente das acusações e poderá recorrer da decisão.

Foto: Isac Nóbrega/Presidência da República
Donald Trump

O veredicto desta quinta não fixou a pena do ex-presidente, o que deve ser feito por um juiz em uma audiência no mês de julho. A sentença pode ir de multa até quatro anos de prisão, embora essa segunda alternativa seja rara em casos de fraude contábil.

Eleições presidenciais

A condenação não tira Donald Trump da disputa presidencial, isso porque, diferentemente do Brasil, nos Estados Unidos não há uma legislação com efeitos semelhantes à Lei da Ficha Limpa que veda a candidatura de condenados na Justiça.