O renomado escritor americano Paul Auster , de 77 anos, morreu nessa terça-feira (30), de complicações de um câncer de pulmão, em Nova York. O autor é conhecido pela “Trilogia de Nova York”, composta por três livros lançados em 1985 e 1986, e também pelos livros Leviatã e 4 3 2 1.

Apesar de ter nascido nos Estados Unidos, Paul Auster tinha como maior parte do seu público leitor os europeus. Além disso, ele era reconhecido por sempre tratar da força do acaso, fatalidades e coincidências da vida. Os livros do autor também eram compostos por uma linguagem direta e simples.

O diagnóstico de câncer veio em dezembro de 2022, posteriormente a notícia foi dada ao público através de uma publicação de sua esposa nas redes sociais. No entanto, informações sobre o estado de saúde do escritor e o andamento do tratamento não eram divulgadas pela família ou por Auster.

O escritor fez a sua última aparição ainda em 2022, quando participou de uma homenagem pública a Salman Rushdie, que havia sofrido um atentado. No mesmo ano, Auster perdeu o seu filho, Daniel Auster, vítima de overdose acidental.

Em novembro de 2021, ele já havia perdido a neta de 10 meses, filha de Daniel, também por overdose. Na ocasião, Daniel consumia drogas ao lado da filha, que estava dormindo. O filho do escritor chegou a ser condenado pela morte da filha.