Pelo menos nove pessoas perderam a vida e 800 ficaram feridas no terremoto que abalou a ilha de Taiwan na manhã desta quarta-feira (03), no horário local. O sismo, de magnitude 7,5 na escala Richter, foi o maior tremor registrado na região nos últimos 25 anos. Segundo a agência de notícias Reuters, mais de 70 pessoas estão soterradas, a maioria em túneis.

Dezenas de outras pessoas permanecem sob os escombros dos aproximadamente 26 edifícios que desabaram. O Centro Sismológico da China localizou o epicentro perto de Hualien, a uma profundidade de 15,5 quilômetros. O terremoto também foi sentido na costa da China. A mídia estatal chinesa relatou que os tremores foram sentidos em Xangai e na província de Fujian.

Um vídeo mostra a população assistindo ao desabamento de um prédio:

???????? ATENÇÃO: Primeiras informações após um terremoto de 7.5 graus atingir a ilha de Taiwan dão conta de que prédios teriam desabado.pic.twitter.com/Uws0mKp1cw — Eixo Político (@eixopolitico) April 3, 2024

Corte de energia elétrica

Inicialmente, mais de 87 mil pessoas ficaram sem eletricidade, mas as autoridades já conseguiram restabelecer o fornecimento de energia em 70% das residências. Na cidade de Hualien, que tem cerca de 100 mil habitantes, vários prédios residenciais desabaram parcialmente e os moradores ficaram presos dentro das construções.

O último terremoto de magnitude semelhante em Taiwan ocorreu em setembro de 1999. O tremor de magnitude 7,6 resultou na morte de 2,4 mil pessoas. Taiwan está localizada no chamado “Anel de Fogo” do Pacífico, uma zona de intensa atividade sísmica e vulcânica que se estende do Japão ao Pacífico, passando pelo sul da Ásia.