A oposição ao ditador Nicolás Maduro anunciou nessa sexta-feira (19) que Edmundo González Urritia será o candidato às eleições da Venezuela. A Plataforma Unitária Democrática (PUD) já havia registrado Urritia como candidato temporário para representar a oposição.
O anúncio foi realizado através das redes sociais do partido, onde afirmaram que superaram o primeiro obstáculo: de escolher um candidato. “Dessa forma, em unidade, superamos um novo obstáculo e o povo venezuelano, que quer mudança por meio do voto, agora tem um candidato em quem votar”.
A oposição venezuelana encontrou dificuldades desde o início do registro de um nome para disputar as eleições contra Maduro. A candidata Corina Yoris não conseguiu fazer o seu registro de inscrições. Ao tentar inserir os seus dados, o sistema estava bloqueado.
Por isso, como uma forma de continuar lutando pelo direito democrático, a coalização da oposição decidiu registrar González. O registro foi feito após grande pressão mundial que pedia esclarecimentos em torno da impossibilidade de Yoris se registrar.