Explosões foram registradas perto da cidade de Isfahan, no Irã, na madrugada desta sexta-feira (19). Autoridades afirmam que o ataque foi promovido por Israel em resposta a ofensiva iraniana no último dia 13, quando foram disparados mais de 300 mísseis e drones em direção a cidades israelenses.
Oficialmente, Israel ainda não se pronunciou sobre o caso, entretanto, autoridades israelenses e norte-americanas confirmaram, sob condição de anonimato, que o ataque foi realizado por forças de Israel.
Em nota, o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA, na sigla em inglês), Rafael Mariano Grossi, afirmou que o ataque não causou danos em solo iraniano.
“A AIEA pode confirmar que não há danos nas instalações nucleares do Irã. A diretoria-geral continua a apelar à extrema contenção de todos e reitera que as instalações nucleares nunca devem ser alvo de conflitos militares. A AIEA está monitorando a situação de perto”, diz a nota.
Segundo a imprensa iraniana, por volta das 21h30 (horário de Brasília), três drones que sobrevoavam a área de Isfahan foram abatidos. O espaço aéreo chegou a ser interditado e houve cancelamento de voos.
Israel X Irã
A tensão entre os dois países teve uma escalada neste mês de abril. No dia 1º, um ataque israelense na Síria matou um comandante da Guarda Revolucionária do Irã e outras seis pessoas. Um dia depois, o líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, prometeu uma resposta a altura, que se concretizou no dia 13, com o lançamento de mais de 300 drones e mísseis contra Israel.