O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu , passará por uma cirurgia de hérnia neste domingo (31), conforme anunciado por seu gabinete. A condição foi descoberta durante um exame de rotina e, durante o procedimento, Netanyahu estará completamente sedado.
Durante a ausência de Netanyahu, o vice-primeiro-ministro e ministro da Justiça, Yariv Levin, assumirá o cargo de primeiro-ministro interino. Vale lembrar que, no ano passado, Netanyahu, aos 73 anos, foi submetido a uma cirurgia para implante de marca-passo.
A cirurgia de Netanyahu ocorre em meio a protestos internos e pressão internacional contra a guerra em Israel. No sábado (30), manifestantes em Tel Aviv, Jerusalém, Cesareia, Raanana e Herzliya exigiram a libertação de reféns na Faixa de Gaza. Em Jerusalém, na Rua Kaplan, os manifestantes pediram eleições gerais.
Na quinta-feira (28), a Corte Internacional de Haia, a mais alta instância jurídica da ONU, ordenou que Israel garantisse a entrega de comida para os palestinos na Faixa de Gaza. O tribunal deu um mês para que Israel apresentasse um relatório sobre o cumprimento das ordens.