Um dos integrantes da comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), teve um surto em um hotel em que toda a equipe estava hospedada. O caso ocorreu neste domingo (18), em Adis Ababa, na Etiópia. O homem precisou ser contido por um agente do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). A identidade dele não foi divulgada.

Segundo o jornal Folha de S.Paulo , a pessoa surtou e agrediu verbalmente outro integrante da equipe presidencial. Toda a confusão ocorreu no hotel Skylight, onde o presidente, ministros de Estado e auxiliares se hospedaram. Interlocutores do governo ainda informaram que a pessoa que surtou não ocupa cargos de alto escalão em nenhum ministério.

Lula viajou juntamente com os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social), Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação), Anielle Franco (Igualdade Racial), Silvio Almeida (Direitos Humanos e Cidadania) e Vinícius Marques de Carvalho (CGU).

Mesmo com o ocorrido, Lula cumpriu a sua agenda normalmente e já retomou ao Brasil, após cinco dias de viagem pela África, que incluiu o Egito e a Etiópia. Na quinta-feira (15), o petista fez um discurso na sede da Liga Árabe, no Cairo, e teceu críticas à Organização das Nações Unidas (ONU). Durante uma coletiva de imprensa antes de voltar à Brasília, o petista deu uma declaração polêmica comparando os ataques de Israel na Faixa de Gaza ao massacre promovido por Hitler contra judeus no século XX.