O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), desembarcou, na manhã desta quarta-feira (14), na cidade de Cairo, no Egito. A viagem ao continente africano é o primeiro compromisso internacional da presidência e deve durar cerca de uma semana. O chefe do Executivo brasileiro chegou por volta de 09 horas da manhã (horário local), ou 04h no horário de Brasília, e seguiu para o Palácio Qubba, um dos prédios do governo egípcio destinado a hospedar líderes estrangeiros.
O contexto internacional principal é a crescente tensão na região, com Israel ameaçando ampliar os seus ataques e operações militares em Rafah, região do sul de Gaza. Inclusive, a própria cidade de Cairo é a atual mesa de negociação para um cessar-fogo, envolvendo autoridades do Egito, do Hamas, de Israel, do Qatar e dos Estados Unidos.
A previsão é de que Lula, conhecido pelas abordagens apaziguadoras em palco internacional, da guerra entre Hamas e Israel na conversa que terá com o ditador egípcio Abdel Fattah al-Sisi , autor do convite para a visita do presidente brasileiro. "Durante a visita, deverão ser tratados os principais temas da agenda bilateral, nas áreas de comércio, investimentos, cooperação técnica, cooperação em educação e cooperação em defesa. Os dois presidentes deverão tratar, igualmente, de temas regionais e multilaterais, tais como mudança do clima, reforma das organizações internacionais e conflito Israel-Palestina", informou o Ministério das Relações Exteriores do Brasil.
Do Egito, Lula deve embarcar para a Etiópia, onde vai participar da cúpula da União Africana e terá encontros bilaterais com presidentes do continente, às margens do evento.