O delegado da Polícia Federal, Valdecy Urquiza , de 43 anos, foi confirmado como o novo Secretário-Geral da INterpol. Ele é o primeiro brasileiro a chegar ao cargo mais alto da maior organização policial do mundo. Urquiza é diretor de cooperação internacional da PF e vice-presidente da Interpol nas Américas. Em junho, o nome dele foi o escolhido pelo comitê executivo da Interpol.

Os países-membros da organização chancelaram o nome de Urquiza durante a Assembleia Geral da Interpol, que iniciou nessa segunda-feira (04), em Glasgow, no Reino Unido, e encerra no dia 07 de novembro.

Foto: Divulgação/Interpol
Valdecy Urquiza

Dos 196 países-membros, um total de 153 votaram na Assembleia Geral. Destes, 145, ou 96%, aprovaram o nome de Urquiza. Além disso, outros seis votaram desfavoravelmente ao nome do brasileiro e dois se abstiveram.

Urquiza assumirá o comando no começo de 2025 para um mandato de cinco anos, podendo ser renovado por mais cinco. Ele irá se mudar com a família para Lyon, na França, onde fica a sede da instituição.

Currículo de Valdecy Urquiza

Valdecy Urquiza é bacharelado em Direito pela Universidade de Fortaleza, pós-graduado em Direito Ambiental e Gestão Estratégica de Sustentabilidade pela PUC/SP.

Ele é delegado de Polícia Federal desde 2007, com larga experiência na área de cooperação internacional. Atualmente exerce a função de Diretor de Cooperação Internacional da Polícia Federal e em 2021 foi eleito para o cargo de Vice-Presidente da INTERPOL para as Américas para o quadriênio 2021-2024.