Neste domingo (24), mais de 2,7 milhões de eleitores uruguaios vão às urnas para escolher o próximo presidente do país. A disputa está entre Yamandú Orsi, candidato de centro-esquerda, e Álvaro Delgado, de centro-direita, apoiado pelo governo atual.

No Uruguai , o sistema de votação é manual. Cada chapa presidencial, composta por candidato a presidente e vice, possui uma cédula eleitoral com foto e nomes impressos. O eleitor escolhe a cédula de sua preferência na cabine de votação, colocando-a em um envelope e a deposita na urna.

Foto: Reprodução
A disputa está entre Yamandú Orsi, candidato de centro-esquerda, e Álvaro Delgado.

A Corte Eleitoral do Uruguai prevê divulgar os primeiros resultados por volta das 23h. No entanto, caso a diferença entre os candidatos seja muito pequena, o anúncio pode levar mais tempo.

As pesquisas indicam uma disputa acirrada e com cenário imprevisível. Segundo o instituto Opción, Orsi lidera com 49,7% das intenções de voto, contra 45,5% de Delgado, e 4,8% de votos brancos ou nulos. Já o instituto Equipos aponta Orsi com 48%, Delgado com 46,2%, e 5,8% de brancos ou nulos.