Na última terça-feira (19), Rumeysa Gelgi, a mulher mais alta do mundo, e Jyoti Amge, a mais baixa, se encontraram pela primeira vez durante a celebração do Dia Anual dos Recordes Mundiais do Guinness, em Londres, Inglaterra.
Rumeysa, com 2,15 metros de altura, e Jyoti, com 62,8 centímetros, foram homenageadas pelo Guinness World Records e nomeadas "ícones" entre os novos recordistas. Rumeysa, de 27 anos e natural da Turquia, compartilhou sua alegria ao conhecer Jyoti, de 31 anos, da Índia. "Foi maravilhoso conhecer Jyoti pela primeira vez", afirmou ela.
Jyoti, por sua vez, destacou a experiência única de olhar para a mulher mais alta do mundo: “Estou acostumada a olhar para cima e ver pessoas mais altas do que eu… mas fiquei muito feliz em olhar para cima hoje e ver a mulher mais alta do mundo”, disse, enquanto as duas desfrutavam da tradicional cerimônia do chá britânico.
O Guinness World Records, ou "Livro dos Recordes", foi criado na década de 1950, no Reino Unido, por Sir Hugh Beaver, após uma discussão sobre qual ave de caça era a mais rápida da Europa. Incapaz de encontrar uma resposta satisfatória em livros da época, Beaver decidiu criar uma publicação própria para registrar fatos e responder a esse tipo de questão.