Um homem identificado pelas autoridades norte-americanas como Harun Abdul-Malik Yener, acusado de planejar um atentado contra uma das mais famosas instituições financeiras da cidade de Nova York, a Bolsa de Valores, foi preso na última quarta-feira (20) por agentes do FBI .

Os agentes conseguiram localizar Yener por meio de uma denúncia anônima que informava sobre uma atividade suspeita na residência de um homem na Flórida, localizada na cidade de Coral Springs, que poderia estar relacionada à fabricação de bombas caseiras.

Conclusão das investigações do FBI

No local, os agentes encontraram vários materiais usados para a fabricação de explosivos, como esboços de bombas, relógios com temporizadores, placas de circuito eletrônico e outros materiais frequentemente utilizados na confecção de bombas. Além disso, ao verificar o histórico de pesquisa nos computadores presentes na casa, foram encontradas buscas sobre como fabricar explosivos.

Após ser preso, o criminoso confessou suas intenções e afirmou que planejava uma explosão no prédio da Bolsa de Valores de Nova York após o Dia de Ação de Graças, um feriado norte-americano, canadense e caribenho, quando tradicionalmente as famílias se reúnem para celebrar e agradecer pelos bons acontecimentos do ano anterior. O terrorista ainda insinuou que suas ações não eram fruto de uma atividade individual, pois afirmou: “Queremos atingir isso (a Bolsa de Valores) porque isso vai acordar as pessoas.”