O papa Francisco confirmou nesta quarta-feira (20) que o adolescente Carlo Acutis, conhecido como “santo millennial” ou “influenciador de Deus”, será oficialmente canonizado em abril de 2025. O jovem católico morreu de leucemia aos 15 anos de idade, em 2006, na cidade de Monza, na Itália, e se destacou por utilizar as habilidades que tinha com a tecnologia para disseminar a sua fé. Ele se tornará o primeiro santo da geração millennial.
Segundo o papa, a canonização do jovem deverá ocorrer entre os dias 25 e 27 de abril, durante o Jubileu para adolescentes que vai ocorrer em Roma. A cerimônia religiosa, iniciada em dezembro de 2023, faz parte do “ano santo católico”, que destaca a importância dos jovens na missão da Igreja.
O “influenciador de Deus”
Nascido em Londres em 1991, Carlo Acutis viveu em uma cidade na Itália localizada entre Milão e Assis. O rapaz possuía um talento para a computação, e administrada sites da paróquia local e de uma escola no Vaticano. Por essa forma moderna de evangelizar, o adolescente ficou conhecido como o “influenciador de Deus”.
Acutis foi diagnosticado com leucemia e morreu em 2006. Seu corpo foi preservado com roupas informais, e fica exposto para os fiéis na Igreja de Santa Maria Maior, em Assis, na Itália. Ele também é chamado de "primeiro beato de tênis e calça jeans".
O jovem foi beatificado em 2020, após o Vaticano reconhecer um milagre realizado por ele no Brasil, quando um menino com uma doença rara foi curado após ter contato com uma camiseta de Acutis, exposta em uma paróquia.