Na terça-feira (19), o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump , anunciou Howard Lutnick como o próximo secretário do Departamento de Comércio. Lutnick terá a tarefa de implementar uma das principais promessas de campanha de Trump: a imposição de tarifas sobre produtos importados, com destaque para aqueles provenientes da China.
O objetivo é impulsionar a indústria norte-americana e fortalecer a economia global. Além disso, ele será responsável por liderar o Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos.
Com mais de 30 anos de experiência em Wall Street , Lutnick iniciou sua carreira na Cantor Fitzgerald em 1983. Reconhecido por sua atuação no mercado financeiro e por suas iniciativas filantrópicas, ele integra o Conselho de Administração do Memorial e Museu Nacional do 11 de Setembro e da Weill Cornell Medicine. Lutnick já foi nomeado "Personalidade do Ano" pelo Financial Times em 2001 e "Empreendedor do Ano" pela Ernst & Young em 2010.
Além disso, ele recebeu o Prêmio Distinguido de Serviço Público do Departamento da Marinha dos EUA, a maior condecoração civil da instituição. Sua visão está alinhada com a agenda republicana de reforçar barreiras comerciais e proteger a indústria norte-americana em um cenário internacional altamente competitivo.