O Papa Francisco revelou neste domingo (6), os nomes dos 21 novos cardeais que integrarão o Colégio Cardinalício da Igreja Católica. Entre os nomeados está o brasileiro Dom Jaime Spengler, atual presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e arcebispo metropolitano de Porto Alegre (RS). A cerimônia de nomeação, conhecida como consistório, está agendada para o dia 8 de dezembro, quando os novos cardeais serão oficializados.
De acordo com as regras da Igreja Católica, apenas cardeais com menos de 80 anos têm o direito de voto em um eventual conclave para a escolha de futuros papas.
Com 64 anos, Dom Jaime Spengler se enquadra nessa categoria. Com a adição dos novos cardeais, o total de membros votantes no Colégio Cardinalício chegará a 122, ultrapassando o limite técnico de 120.
No entanto, dois dos atuais cardeais atingiram a idade limite ainda este ano, ajustando novamente o número de votantes.
Além de Dom Jaime Spengler, outros clérigos de diversas partes do mundo foram nomeados, incluindo representantes da Argentina, Equador, Peru, Chile, Japão, Filipinas, Sérvia, Costa do Marfim, Indonésia, Argélia, Irã, Canadá, Itália, Ucrânia e Austrália. Essa diversidade reflete a intenção do papa Francisco de tornar a liderança da Igreja mais representativa das várias regiões e culturas globais.
Saiba quem é Dom Jaime Spengler
Dom Jaime Spengler nasceu em 6 de setembro de 1960, em Gaspar (SC), e é membro da Ordem dos Frades Menores (Franciscanos) desde janeiro de 1982. Ele cursou Filosofia e Teologia e obteve doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Antonianum, em Roma. Spengler foi ordenado sacerdote em novembro de 1990 e nomeado bispo auxiliar da arquidiocese de Porto Alegre pelo papa Bento XVI, em 2010. Desde setembro de 2013, ele serve como arcebispo metropolitano de Porto Alegre e, em abril de 2023, foi eleito presidente da CNBB para o período de 2023 a 2027.