O ex-presidente da Bolívia, Evo Morales , denunciou que foi alvo de um atentado após ter o carro alvejado com vários tiros. Ele divulgou um vídeo nas redes sociais neste domingo (27), onde aparece dentro do veículo ao lado do motorista, que está com a cabeça ensanguentada. O ataque ocorreu no município de Shinahota, na província de Tiraque.

Uma mulher sentada no banco de trás do veículo iniciou a gravação. No telefone, Morales afirma: “Estão atirando em nós, estão nos detendo, rapidamente, mobilizem-se”.

Nas imagens também é possível ver as marcas de tiro no veículo. Segundo Morales, os autores dos disparos eram quatro policiais e todos eles estavam encapuzados, vestidos com roupas pretas. O carro foi atingido com pelo menos 14 tiros.

Bloqueio de rodovias

A Bolívia enfrenta um aumento nas tensões políticas entre os apoiadores de Evo Morales e do atual presidente, Luis Arce , que é ex-aliado de Evo. Com a iminência da prisão do ex-presidente, investigado por estupro e tráfico de pessoas, diversos apoiadores têm bloqueado rodovias, com o intuito de evitar a captura dele.

Enquanto isso, o atual presidente tenta conter essa mobilização, que também tem acentuado a situação econômica do país, que agora enfrenta a escassez de combustível e o aumento no preço de produtos nos mercados.