Infecções causadas pela bactéria E. coli O157:H7 nos sanduíches Quarter Pounder, vendidos no McDonald's , deixaram uma pessoa morta e dezenas doentes nos Estados Unidos, nessa terça-feira (22). Devido ao surto, clientes da gigante da indústria de fast-food estão evitando a empresa e estima-se que o caso tenha acarretado uma queda de aproximadamente 5% nas ações dela na quarta-feira (23).
Em resposta ao caso, o McDonald’s adotou uma série de medidas de controle de danos, intensificando a higienização de suas cozinhas, suspendendo a venda do hambúrguer Quarter Pounder e investigando seus ingredientes, para descobrir qual deles está transmitindo a bactéria. Além disso, a empresa alega que está revisando protocolos de segurança alimentar e reforçando o treinamento de funcionários que lidam com a manipulação de alimentos e a limpeza das lojas.
A bactéria E.coli O157:H7
A Clínica Mayo, uma organização sem fins lucrativos que oferece serviços médicos e pesquisa médico-hospitalar nos Estados Unidos, já havia alertado para as questões envolvendo essa bactéria em seu site. "A a bactéria Escherichia coli (E. coli) normalmente vive nos intestinos de pessoas e animais saudáveis. A maioria dos tipos de E. coli é inofensiva ou causa diarreia relativamente breve. Mas algumas cepas, como E. coli O157:H7, podem causar cólicas estomacais severas, diarreia sanguinolenta e vômitos” afirmou a organização.
Os sinais e sintomas da infecção por E. coli O157:H7 aparecem aproximadamente dentro de três ou quatro dias após a exposição à bactéria. Eles incluem: diarreia, que pode variar de leve e aquosa a grave e sanguinolenta, cólicas, dor ou sensibilidade no estômago e náuseas e vômitos, em alguns casos.