Durante a Missa na Praça de São Pedro, o papa Francisco proclamou 14 novos santos neste domingo (20). Entre os nomes aparece o de Giuseppe Allamano, religioso italiano que fundou a congregação dos Missionários da Consolata. Ele foi canonizado por um milagre realizado na Amazônia.

O milagre realizado por Allamano aconteceu em 1996, na Floresta Amazônica, localizada em Roraima. Na época, um Yanomami, identificado como Sorino, foi atacado por uma onça na cabeça, ocasionando a abertura do crânio. Na época, ele foi socorrido pelas missionárias da Consolata e em sequência foi transferido para o Hospital de Boa Vista.

Com isto, as religiosas pediram a recuperação de Sorino ao padre Allamano. Posteriormente, poucos meses Sorino conseguiu recuperar a saúde e segue vivo até os dias atuais, na comunidade indígena Yanomami.

Em conversa com o Metrópoles , o colombiano Mario Santacruz, médico neurocirurgião que trabalha no Hospital Boa Vista, recordou que a situação de Sorino na época era gravíssimo. “Sorino era jovem e chegou no hospital depois de três dias de viagem desde a sua aldeia. Seus ferimentos eram graves, com perda de osso e substância cerebral”.

Ainda de acordo com o médico, não há explicações cientificas para a recuperação de Sorino, que apesar da gravidade, ficou sem sequelas. “Considerando a perda da substância cerebral, ele teria um déficit muito grande com danos notórios, paralisia e problemas intelectuais. Fizemos todos os exames e constatamos que ele voltou ao normal, sem sequelas”.