O primeiro avião da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou, na madrugada desta quarta-feira (02), da base aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, rumo ao aeroporto internacional de Beirute, para iniciar o resgate de brasileiros que estão na zona do conflito entre Israel e Hezbollah.
De acordo com a FAB, a previsão é resgatar 220 brasileiros neste primeiro voo da operação "Raízes do Cedro", com preferência para idosos, mulheres, grávidas, crianças e doentes. Para auxiliar os repatriados, o Governo Federal também enviará médicos, enfermeiros e psicólogos na tripulação.
O Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) informou que serão necessários, até o momento, mais de dez voos para toda a operação de resgate.
Ao todo, mais 3.000 brasileiros preencheram os formulários para retornar ao Brasil.
Conflito no Líbano
O estado de Israel e o grupo Hezbollah voltaram a se confrontar na região do Líbano, quase duas décadas após a última guerra. Até o momento, mais de 50 pessoas morreram, entre elas, dois brasileiros: o adolescente Ali Kamal Abdallah, de 15 anos, natural de Foz do Iguaçu, e Mirna Raef Nasser, de 16 anos, natural de Balneário Camboriú (SC).