O presidente da Rússia, Vladimir Putin , anunciou nesta sexta-feira (18) que não participará da cúpula do G20 , marcada para os dias 18 e 19 de novembro. Segundo Putin, sua presença "prejudicaria o trabalho do G20", e a Rússia buscará um representante para comparecer ao evento.

Essa decisão foi divulgada apenas quatro dias após o procurador-geral da Ucrânia solicitar às autoridades brasileiras o cumprimento do mandado de prisão contra Putin, emitido pelo Tribunal Penal Internacional em março de 2023.

Foto: Alan Santos/Presidência da República
Vladimir Putin

O presidente russo também enfatizou que a Rússia mantém boas relações com o Brasil e elogiou a proposta de paz apresentada em maio por Brasil e China, descrevendo-a como "equilibrada" e uma boa base para encontrar uma solução para o conflito.

Além disso, durante a coletiva, Putin declarou que suas tropas estão preparadas para continuar lutando até alcançar a vitória na Ucrânia. Ele reiterou seu desejo por uma "paz duradoura" e acusou a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) de utilizar o conflito para engajar a Rússia em uma guerra.