O procurador-geral da Venezuela, Tarek Saab, aliado próximo do presidente venezuelano Nicolás Maduro , disse em entrevista ao canal Globovisión no último domingo (13), que os presidentes do Brasil e do Chile , Lula e Gabriel Boric , são “porta-vozes da CIA”, a agência central de inteligência dos Estados Unidos.
Durante a entrevista, Saab afirmou que os líderes brasileiro e chileno se distanciaram dos ideais de esquerda. “Lula não é mais o mesmo que foi fundador do PT e se dirigiu aos movimentos de trabalhadores no Brasil. Ele não é o mesmo que se lançou várias vezes à presidência e não venceu. Desde que saiu da prisão, Lula mudou: não é o mesmo em nada, nem no físico, nem na forma como se expressa", comentou.
Além disso, Saab criticou o posicionamento de Lula durante as eleições presidenciais na Venezuela, quando o brasileiro pediu a divulgação das atas eleitorais. “O senhor ganhou [as eleições brasileiras], Lula, porque um tribunal eleitoral determinou sua vitória. O mesmo aconteceu na Venezuela”, vociferou.
“Quem é você, Boric? Quem é você, Lula, para se intrometer nos assuntos da Venezuela?”, disparou.
Saab, que está à frente da Procuradoria-Geral da Venezuela desde 2017, é um dos principais nomes do regime chavista, conhecido por respaldar atos do Governo Maduro e por sua atuação na perseguição a opositores.