O grupo japonês Nihon Hidankyo ganhou o Prêmio Nobel da Paz de 2024, durante cerimônia nesta sexta-feira (11). A organização luta contra a disseminação de armas nucleares e é composta por sobreviventes dos ataques a Hiroshima e Nagasaki, durante a Segunda Guerra Mundial, que findou em 1945.

Após receber o anúncio da premiação, Toshiyuki Mimaki, diretor da companhia, falou à imprensa da importância de os países abolirem as armas nucleares. "O prêmio será uma grande força para lembrar ao mundo que a abolição das armas nucleares pode ser alcançada", disse Toshiyuki Mimaki.

Foto: Reprodução/TRT
Prêmio Nobel da Paz

Já o porta-voz do Nobel destacou os trabalhos realizados pelo Nihon Hidankyo, que promove campanhas educacionais contra armas.

“Essas testemunhas históricas ajudam a criar e consolidar ampla oposição às armas nucleares em todo o mundo ao divulgar suas histórias, promovendo campanhas educacionais baseadas nas próprias experiências e emitindo alertas urgentes contra a disseminação e o uso de armas nucleares”, disse o porta-voz do Comitê Norueguês do Nobel.